domingo, 2 de dezembro de 2012

o que é Monergismo ?

Monergismo


"...se alguém faz a assistência da graça depender da humildade ou obediência do homem e não concorda que é um próprio dom da graça que sejamos obedientes e humildes, contradiz o Apóstolo que diz, “ E que tens tu que não tenhas recebido? ” (1 Coríntios 4:7), e, “ Pela graça de Deus sou o que sou ” (1 Coríntios 15:10). - Concílio de Orange, 529 D.C.

Monergismo (regeneração monergística) é uma bênção redentora adquirida por Cristo para aqueles que o Pai Lhe deu (1 Pedro 1:3; João 6:37,39). Ela comunica aquele poder na alma caída pela qual a pessoa que deve ser salva é eficazmente capacitada a responder ao chamado do evangelho (João 1:13, Atos 13:48). Ela é aquele poder sobrenatural de Deus somente pelo qual nos é concedido a capacidade espiritual para cumprir as condições do pacto da graça; isto é, para apreender o Redentor por uma fé viva, para se achegar aos termos da salvação, se arrepender dos ídolos e amar a Deus e o Mediador supremamente. O Espírito Santo, ao vivificar a alma, misericordiosamente capacita e inclina o eleito de Deus ao exercício espiritual da fé em Jesus Cristo (João 6:44, 1 João 5:1). Este processo é o meio pelo qual o Espírito nos traz à viva união com Ele.
A Confissão de Westminster, usando o mesmo tipo de linguagem, observa que a fé é tanto um requerimento do pacto como algo pelo qual Deus capacita o homem a cumprir, concedendo-lhe novas capacidades e afeições espirituais:

Sob os termos do pacto da graça, Deus "livremente oferece aos pecadores a vida e a salvação por Jesus Cristo, exigindo deles a fé nEle para que sejam salvos; e prometendo dar a todos os que estão ordenados para a vida o seu Santo Espírito, para dispô-los e habilitá-los a crer". - Confissão de Fé de Westiminister, Capítulo VII - DO PACTO DE DEUS COM O HOMEM (ênfase minha).

Em outras palavras, o que Deus requere de nós (fé, arrependimento, amar a Ele supremamente), Ele nos concede em Cristo (2 Timóteo 2:25; Efésios 2:5,8). De fato, todos os benefícios de nossa salvação podem ser traçados até Cristo e Sua obra consumada sobre a cruz. A regeneração, um desses benefícios da redenção, é concedida àqueles sobre quem Deus colocou Sua afeição antes dos tempos eternos (Efésios 1:5), para que eles possam se apropriar dessas bênçãos. Portanto, é importante não confundir os conceitos de regeneração e justificação. Regeneração é o que produz a fé em Cristo, a qual se apropria da bênção da justificação. Todas essas são bênçãos que Cristo adquiriu para nós ao cumprir o nosso lado no pacto em perfeita obediência tanto passiva como ativa às demandas da lei de Deus. Ele viveu a vida que deveríamos ter vivido e morreu a morte que merecíamos. Ao pecador, que era deliberadamente cego para com a amabilidade de Deus e assim, impossibilitado de ter afeição por Deus ou compreender as coisas espirituais (1 Coríntios 2:14), é agora concedido o Espírito Santo, que circuncida o seu coração, cura a sua cegueira e lhe dá novas afeições por Deus para que ele possa apreender a beleza de Deus e Sua excelência sem igual. 

Por que isto é tão vitalmente importante? Simplesmente porque exalta a glória de Jesus Cristo. A Escritura ensina que tudo relacionado ao evangelho é designado a glorificar Cristo e humilhar o homem. Assim, segue-se que tudo quanto diminua a glória de Cristo é inconsistente com o verdadeiro evangelho. Portanto, aqueles que ensinam que a dos homens naturais é que lhes faz diferentes dos outros, e não a graça que causa a fé neles, estão indevidamente exaltando o papel do homem na salvação.
Monergismo é a doutrina bíblica de que a regeneração (o novo nascimento) tanto precede como produz a fé em Cristo naqueles que o Espírito Santo determina soberanamente dispensar Sua graça (João 1:13; 6:63-65; Atos 16:14b; 1 João 5:1). Quando pregada no poder do Espírito Santo, o evangelho (Tiago 1:18, 1 Pedro 1:23, 25) tem o poder de abrir os olhos cegos e os ouvidos surdos. Aqueles mortos em pecado (Efésios 2:1,5,8), portanto, não têm nenhuma parte no seu novo nascimento (Romanos 3:11, 12; 8:7) e são tão passivos no ato regenerativo como um bebê recém-nascido fisicamente. Uma vez restaurada, contudo, a nova disposição da alma imediatamente passa a ter um papel ativo na conversão (arrependimento e fé). Portanto, o homem não coopera em sua regeneração mas, antes, infalivelmente responde em fé a medida que o Espírito Santo muda a disposição de seu coração (João 3:6-8; 19-21). A fé não é algo produzido por nossa natureza humana não regenerada. O pecador caído não tem capacidade moral ou inclinação para crer antes do novo nascimento. Em vez disso, o Espírito Santo deve abrir os ouvidos da pessoa à pregação do evangelho para que ela possa atender à mensagem (veja o caso de Lídia em Atos 16:14). Embora não haja seqüência temporal, a regeneração causa todos os outros aspectos de nossa salvação. Todos eles ocorrem simultaneamente como o ligar de uma luz. Regeneração, portanto, é a causa direta da fé, justificação, santificação e das santas afeições. Em outras palavras, a fé e os outros benefícios que recebemos da redenção de Cristo, brota da nova capacidade nos dada por Deus. 

Dicionário Secular
Monergismo : "Na teologia, A doutrina de que o Espírito Santo é o único agente eficaz na regeneração - que a vontade humana não possui inclinação para a santidade até ser regenerada e, portanto, não pode cooperar na regeneração".
Abaixo, alguns Cristãos na história da Igreja que defenderam a doutrina bíblica do monergismo:

Jonathan Edwards, Charles Spurgeon, Martinho Lutero (que considerava esta doutrina o coração da Reforma), João Calvino, John Knox, John Owen, os Puritanos do século XVII, John Bunyan, Agostinho, George Whitefield, John Gill, Arthur W. Pink e alguns pastores e teólogos contemporâneos tais como Martyn Lloyd-Jones, John Piper, Wayne Grudem, R.C. Sproul, Michael Horton, J.I. Packer, James Montgomery Boice, Johyn MacArthur, etc.
(Veja este quadro útil para uma maior claridade) 

Duas Visões de Regeneração por John Hendryx 


Extraido de : http://www.monergismo.net.br/monergismo.htm

0 comentários:

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott