sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Reflexões sobre a igreja



O catecismo maior de Westminster define igreja visível e invisível como:

62. Que é a Igreja visível? 
A Igreja visível é uma sociedade composta de todos quantos, em todos os tempos e lugares do mundo, professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos.
1 Cor. 1:2; Gen. 17:7; At. 2:39; 1 Cor. 7:14. 

64. Que é a Igreja invisível? A Igreja invisível é o número completo dos eleitos, que têm sido e que hão de ser reunidos em um corpo sob Cristo, a cabeça.
Ef. 1:10; 22-23; João 11:52 e 10:16.

​... Cristo é o cabeça da igreja...(Ef 5:23)

A igreja é a comunidade dos santos do mundo inteiro (invisível) , sendo ela composta por diferentes pessoas de diferentes gostos , essa diferença é notável, Na igreja existem pessoas de diferentes épocas , do passado e do presente e as pessoas que ainda irão fazer parte, é composta por pessoas de diferentes lugares , ou seja de diversas partes do mundo, é constituida por pessoas de diferentes classes sociais , ricos , pobres e nela estão incluidas pessoas de diferentes graus de escolaridade , desde doutores , advogados, engenheiros, á pedreiros, carpinteiros e sapateiros , e é composta por pessoas de diferentes idades desde recém nascidos até adolescentes, jovens e idosos e na sua composição existem pessoas de diferentes comportamentos , e com diferentes problemas.


No sentido humano não existe muita semelhança entre as pessoas que constituem a igreja , são pessoas BEM diferentes, se esse "grupo" fosse unido por mera vontade humana seria um grupo incomum não é verdade ? as pessoas que formam esse grupo são totalmente diferentes , mas sabemos que não é a vontade humana que constitue a igreja , quem une a igreja é Cristo que é a cabeça, e a igreja que é o corpo de Cristo, todos os Cristãos estão unidos em Cristo, confiando em sua palavra, esperando sua vinda, unidos em sua morte e ressurreição.  

​Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, (Cl 1:18)

​no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. (Cl 3:11)


0 comentários:

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott